Instituto Politécnico

de Viana Castelo

Criado em 1980 por Decreto-Lei 303/80 de 16 de Agosto, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] encontra-se inserido no Alto Minho, território em que a ocupação e as atividades humanas se desenvolvem numa tradição de valorização dos recursos naturais.

O IPVC tem como objetivo prosseguir, através das suas Escolas Superiores, a formação humana, cultural, científica, técnica e profissional de qualidade, realizar a investigação necessária e adequada à prossecução da sua missão e cooperar com a comunidade regional, particularmente no seu tecido produtivo e empresarial, numa perspetiva de permanente diálogo e valorização recíproca.

Em janeiro de 2013, a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior [A3ES] certifica o SGGQ-IPVC por um período de seis anos, sendo o único Politécnico, a nível nacional, a possuir “esse reconhecimento” pela A3ES. Em Fevereiro 2013, o IPVC é convidado pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) a integrar a Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS/11), no âmbito do Sistema Português da Qualidade (SPQ).

ID&T e Projetos

Uma forma de diferenciação e de consolidação do IPVC é a sua preocupação constante na qualidade, quer de formação, quer de infraestruturas, em detrimento do simples crescimento. Para além das atividades de ensino/aprendizagem, que constituem o seu principal objetivo, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo desenvolve, ainda através das suas Escolas Superiores, outras ações nos domínios investigação e desenvolvimento, prestação de serviços à comunidade, constituição de parcerias nacionais e internacionais e outras ações de índole cultural.

A criação, em 2006, da Oficina de Transferência de Tecnologia, Inovação e Conhecimento é a face mais visível do enorme esforço que o IPVC se encontra a desenvolver na aproximação às empresas e à comunidade em geral. Apesar da sua ainda curta existência, são já inúmeros os Projetos desenvolvidos por esta oficina, quer nacionais, quer internacionais, muitos dos quais coordenados pelo IPVC.

Destes destacam-se projetos internacionais coordenados na área de e-Learning, Fibra Ótica ou de Inovação para o Comércio Tradicional, bem como de projetos nacionais na área dos Sistemas de informação Geográficos, Tecnologias de Informação e Comunicação, Materiais Cerâmicos, fomento de inovação para as PME, entre outros.

De referir que em áreas como as redes de fibra ótica ou Sistemas de Informação Geográficos, o IPVC tem assumido um papel de liderança tecnológica, conseguindo, por exemplo, criar a primeira rede de fibra ótica numa cidade portuguesa para fins não comerciais e o mais potente Sistema de Informação Geográficos transfronteiriço entre Portugal e Espanha.

O Empreendedorismo é outra área em que o IPVC aposta fortemente. Para além de participar ativamente no Poliempreende, concurso que fomenta o empreendedorismo no Ensino Superior Politécnico, o IPVC participa numa incubadora de base tecnológica nos Arcos de Valdevez em conjunto com os seus parceiros regionais.

As Soluções

Soluções deste associado

Este Associado ainda não possui soluções.

Um Politécnico Socialmente Responsável, gerador de conhecimento global e potenciador do desenvolvimento do Alto Minho.

Arquivo de Newsletter