Instituto de Investigação da Floresta e Papel
Em Setembro de 1995 é formalmente decidida a constituição do RAIZ, que iniciou a sua actividade em Janeiro de 1996. O RAIZ é um organismo privado, sem fins lucrativos, tem como sócios o grupo Portucel Soporcel, as Universidades de Coimbra, Aveiro e Lisboa, e tem como objectivo reforçar a competitividade dos sectores florestal e papeleiro, através da investigação, do apoio tecnológico e da formação especializada.
O RAIZ – cujo âmbito de actividade cobre a fileira árvore/papel – surge como resposta do sector à necessidade de identificar a cada momento segmentos prioritariamente elegíveis para a actividade de investigação aplicada, visando optimizar, numa óptica de custo/benefício, as vantagens competitivas da fileira silvo-industrial nacional garantindo a sua sustentabilidade.
A actividade do RAIZ é financiada pelos sócios e desenvolve-se numa perspectiva de transformar conhecimentos em tecnologia, de modo a incrementar a produtividade florestal, aumentar a qualidade da fibra produzida (reduzir custos de produção e melhorar a qualidade do papel) e implementar uma gestão florestal sustentada. A actividade do RAIZ tem 3 linhas principais: Investigação Aplicada, Consultoria e Formação. A Investigação Aplicada tem duas áreas de intervenção: a tecnológica e a florestal. Ambas são desenvolvidas em estreita colaboração com a indústria e em função de objectivos bem definidos concretizados na forma de projectos.
Cada projecto é conduzido por um gestor que é responsável pela coordenação de toda a actividade. Os projectos são submetidos à aprovação da entidade financiadora e são analisados do ponto de vista científico pelo Conselho Científico do RAIZ. A Consultoria é realizada, não só para as empresas sócias, mas também para outras entidades das áreas florestal e tecnológica.
Na Formação, o RAIZ intervém na criação de condições que fomentem a disponibilização de quadros altamente especializados em todas as áreas relevantes das fileiras florestal e tecnológica do eucalipto.
A Direcção do RAIZ (onde se encontram representados os sócios industriais e florestais) tem um papel determinante na definição dos objectivos de trabalho. A proximidade com os técnicos das empresas sócias e a ligação a instituições científicas nacionais (Universidades de Aveiro, Coimbra, Porto, Minho, Beira Interior, Trás-os-Montes e Alto Douro e Instituto Superior de Agronomia) e internacionais (Europa, América e Austrália), posicionam o RAIZ numa situação privilegiada para desenvolver, com sucesso, a sua actividade de investigação aplicada.
O RAIZ tem um orçamento anual de cerca de 3,5 milhões de Euros e cerca de 55 colaboradores. O RAIZ, em funcionamento na Quinta de S. Francisco, a 9 km de Aveiro, conta com edifícios administrativos, laboratórios de bancada, instalações piloto, serviços centrais da sede, serviços de documentação, instalações para formação, sociais e de acolhimento com 2600 m2 de área coberta.
As Soluções
Soluções deste associado
RAIZ - Centro de I&D e transferência de conhecimento, promotor do desenvolvimento sustentável e da bioeconomia baseada na floresta do eucalipto.