Re(í)novação e sensibilização para fatores competitivos


Promotor: APICER – Associação Portuguesa da Indústria Cerâmica
Medida Geral: SIAC – Sistema de Apoio a Acções Colectivas
Síntese do Projeto
Ao abrigo do Aviso para Apresentação de Candidaturas N.º 02/SIAC/2012 e no âmbito do domínio de intervenção “energia, ambiente e desenvolvimento sustentável”, foi aprovada pela Comissão Diretiva do COMPETE a candidatura n.º 38235 a desenvolver pela APICER até 30/06/2015.
Esta candidatura, designada por “CER(amica) + Sustentável”, tem enquadramento na Estratégia de Eficiência Coletiva associada ao Cluster Habitat Sustentável, cuja entidade gestora é a Plataforma para a Construção Sustentável.
Com um investimento elegível de 429.490,36 euros e um incentivo de 343.592,29 euros, o projeto visa promover fatores de competitividade ambiental para melhoria da sustentabilidade dos produtos cerâmicos ao longo do seu ciclo de vida (análise de efeitos cruzados e custo-benefício da utilização de combustíveis sólidos na cozedura de materiais cerâmicos e seu enquadramento nas emissões gasosas, e avaliação prospetiva da libertação de metais pesados pela louça cerâmica utilitária em contacto com os alimentos).
O projeto visa:
1) Estudo do comportamento térmico das coberturas com telhas cerâmicas – Contribuir para a Sustentabilidade dos materiais através da otimização da economia de energia e do conforto térmico das habitações com cobertura cerâmica.
2) Medidas de sensibilização e controlo de substâncias libertadas de materiais cerâmicos para meios aquosos – A realização deste estudo permitirá identificar as substâncias contidas nas telhas cerâmicas que possam migrar para a água. Serão identificadas as eventuais substâncias nocivas detetadas, assim como a sua proveniência, por forma a que as mesmas possam ser eliminadas.
3) Desenvolvimento e sensibilização para as boas práticas de redução da exposição dos trabalhadores da indústria cerâmica à sílica cristalina respirável – Consolidar o conhecimento e disseminar as melhores técnicas e tecnologias que permitam reduzir a exposição dos trabalhadores da indústria cerâmica sílica cristalina respirável (SCR).