Sobre nós

Conheça a história e a estrutura do Cluster Habitat Sustentável

o nosso propósito

Sustentabilidade,
economia circular e
transição verde.

Mais do que esclarecer e inspirar, queremos acções em detrimento de palavras. Pois mais do que esclarecer e inspirar queremos garantir impacto positivo para que as pessoas possam usufruir e cuidar de um habitat sustentável nos espaços construídos, não construídos e na sua relação.

1

Revolucionar a forma como as empresas trabalham de forma colaborativa para encontrar soluções que contribuam para um habitat mais sustentável.

2

Ser uma plataforma de reflexão, discussão e acção, que estabelece direcção nos esforços das empresas para a transição verde, facilitando a sua colaboração em negócios e projectos inovadores que contribuam para um habitat mais sustentável.

3

Acelerar a transição verde das empresas, apoiando-as na colaboração em negócios e projectos de inovação que contribuam para um habitat mais sustentável.

a nossa história

Especialização em Construção
Sustentável

Rede

Contribuir para um Habitat mais sustentável é um dos objetivos fundamentais deste Cluster, que procura de forma colaborativa fazer surgir e promover soluções competitivas para as empresas e de resiliência e atratividade para as cidades e espaços envolventes.

2009

O Cluster Habitat Sustentável, reconhecido pelo governo português desde 2009, é uma rede que agrega empresas de diversos sectores da cadeia de valor do Habitat, agentes do sistema científico-tecnológico, municípios e outras entidades públicas e privadas.

Gold

Em 2013 o Cluster recebeu a classificação de “Bronze Label” e em 2015 de "Gold Label", classificação essa que conseguiu ver renovada com sucesso em 2018, facto que se assinala com grande satisfação pela repercussão e reconhecimento internacional do Cluster.

O Cluster Habitat Sustentável foi reconhecido pela primeira vez em julho de 2009, pelos ministros da Economia e do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, no âmbito das Estratégias de Eficiência Coletiva (EEC/QREN). Em fevereiro de 2017 viu renovado este reconhecimento como Cluster de Competitividade, por um período de 6 anos (2017-2023) e, em 2024, haverá um novo ciclo de reconhecimento que se prolongará até 2030.

2009
2017
2024
1° ciclo
2° ciclo
3° ciclo
programa de ação

Inovação, para o reforço da
sua competitividade

Para desenvolver uma dinâmica concertada no Cluster através da inovação, para o reforço da sua competitividade, entendeu-se necessário que o Programa de Ação envolvesse:

Estruturação do
Cluster

Consolidação da base institucional e estruturação do Cluster para uma afirmação arrojada e ambiciosa no país e no estrangeiro.

Agarrar as novas oportunidades

Desenvolver no Cluster as capacidades para "agarrar" as novas oportunidades despoletadas pela evolução dos mercados, nomeadamente no que respeita às novas tecnologias associadas à sustentabilidade da construção.

Sustentabilidade da construção

Afirmar o princípio da diferenciação pela sustentabilidade da construção com soluções integradas para o Habitat, de elevado valor acrescentado, com os contributos complementares das várias fileiras produtivas do Cluster.

Condições de internacionalização

Condições de internacionalização - o Cluster só terá relevância regional e nacional se adquirir relevância internacional (os produtos do Cluster devem ser suficientemente diferenciados e portadores de valor internacional).

Condições de cooperação empresarial

Condições de cooperação empresarial - o Cluster só terá competitividade se organizar de forma específica e inovadora as relações entre as grandes empresas e a rede de PME's (apoio de processos qualificantes...

Condições de acesso à “economia do conhecimento”

Condições de acesso à "economia do conhecimento" - pelo Cluster Habitat passam aspetos centrais da batalha pela otimização de recursos e eficiência energética, por modelos de vida mais racionais.

O programa de ação do Cluster Habitat Sustentável é desenhado com os associados para os vários ciclos que atravessou desde 2009, corporizando projetos âncora ou estruturantes e englobando projetos complementares dos seus associados para responder aos desafios de inovação e competitividade que enfrentam.

Para além da conceção e integração de projetos estruturantes e complementares no seu programa de ação vigente com base na interação com os seus associados, o Cluster Habitat Sustentável dinamiza grupos de trabalho temáticos que atacam desafios como os da Transição Verde e Digital, os do desenvolvimento de Terrtórios e Cidades Sustentáveis, mas também promove oportunidades de Internacionalização e Negócios.

179

Associados

124

Empresas

3 245M€

Volume de Negócios 2022

1 513M€

Volume de Exportações 2022

Orgãos Sociais

Triénio 2022-2025

  • Assembleia Geral
  • Direção
  • Conselho Fiscal

Presidente

Victor Miguel Carneiro de Sousa Ferreira

Victor Ferreira é doutorado pela Universidade de Aveiro em Ciência e Engenharia de Materiais. Atualmente é Professor Catedrático da Universidade de Aveiro no Departamento de Engenharia Civil, com actividades de ensino, I&D e de cooperação empresarial na área dos Materiais de Construção e Sustentabilidade. É fundador e presidente do Cluster Habitat Sustentável desde 2007, uma associação de empresas, centros de I&D, municípios e outros agentes da fileira do Habitat e que assumiu o papel de entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável desde o seu reconhecimento formal em Portugal em 2009.

Vogal

José Manuel de Ávila e Sousa

José Ávila e Sousa, licenciado em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra, tem consolidado a sua formação através da participação em seminários, conferências e eventos internacionais, mantendo um contacto estreito com o meio científico.Ocupa atualmente o cargo de Diretor Técnico do Grupo Preceram, sendo também responsável pelo Departamento de Comunicação e Imagem. Entusiasta dos temas da sustentabilidade e inovação, no âmbito dos produtos destinados à construção, coordena ainda a investigação e desenvolvimento de novos produtos em diversas empresas do grupo, nomeadamente Gyptec Ibérica e Argex.

Vogal

José Manuel Franco de Matos

José de Matos é licenciado em Economia pelo ISEG desde 1980 e obteve uma pós-graduação em Recuperação de Empresas e Gestão Empresarial na Universidade Lusófona do Porto, em 2012.A nível profissional, é o Secretário-Geral da Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção desde 1985, exercendo diversos cargos associativos e de representação, nomeadamente, membro da Direção do Instituto da Construção, Presidente do Conselho de Administração da PRIMUS – Agência Metropolitana de Desenvolvimento Regional (AMP), membro da Direção da CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário e membro da Direção da CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal.Antes de assumir funções como vogal da Direção da Plataforma para a Construção Sustentável, foi Presidente do respetivo Conselho Fiscal desde 2008.

Vogal

António Manuel Baio Dias

António Baio Dias é mestre em Ciência da Engenharia Mecânica pela Universidade de Coimbra. É colaborador do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro desde 1989, desempenhando atualmente as funções de Diretor-Geral. É membro da Direção da Cluster Habitat Sustentável desde 2007. É membro do Administrators Board da ECO Platform, plataforma europeia dos operadores de Declarações Ambientais de Produto em representação da Plataforma para a Construção Sustentável.

Vogal

Carlos Manuel Oliveira e Silva

Sem informação.

Vogal

Pedro Miguel da Silva Sequeira

Pedro Sequeira, Licenciado em Engª Química, Ramo Gestão de Produto pela Universidade de Aveiro, é desde 2011 Diretor Técnico da Saint-Gobain Weber Portugal SA, autor e coautor de diferentes artigos ligados ao desenvolvimento de argamassas bem como de ligados a temas da sustentabilidade de materiais.

Presidente

Jorge Eduardo Ferreira Sampaio

Presidente

Jorge Eduardo Ferreira Sampaio

Jorge Sampaio é licenciado em Engenharia Civil, com Pós Graduação em Qualidade, Conforto e Segurança de Edifícios e outra em Conservação e Reabilitação de Edifícios, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e completou ainda o Mestrado em Qualidade na Construção pela mesma universidade.Atualmente é vereador e vice-presidente no município de Anadia responsável pelos pelouros de Desporto, Turismo, Gestão do Centro de Estágios de Anadia, Gestão das Instalações Desportivas Municipais, Gestão do Museu do Vinho Bairrada e Relações Internacionais. Está ainda envolvido na coordenação de vários eventos realizados pelos município. Além disso, assume também o cargo de presidente da Rota da Bairrada e da Rota dos Vinhos de Portugal.

Vogal

Silvino Dias Capitão

Silvino Capitão é Engenheiro Civil, Especialista em Transportes e Vias de Comunicação pela Ordem dos Engenheiros, doutorado pela Universidade de Coimbra em Engenharia Civil, na Especialidade de Urbanismo, Ordenamento do Território e Transportes, e é pós-graduado em gestão (Executive MBA).É professor no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), unidade orgânica do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) desde 1993 e membro investigador do CERIS/CESUR (Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability) no Instituto Superior Técnico (Univ. de Lisboa) desde 2011. Atualmente é Professor Coordenador do IPC, ISEC no Departamento de Engenharia Civil, onde leciona na área das infraestruturas de transporte, sendo fundador e responsável pelo Laboratório de Pavimentos Rodoviários (LPR).Tem desenvolvido atividades de I&D no âmbito do CESUR (IST-UL) e do Mestrado em Engenharia Civil – Especialização em Construção Urbana do ISEC. Tem participado em tarefas de cooperação empresarial na área das infraestruturas de transporte, particularmente em trabalhos de consultoria relacionados com Pavimentação Rodoviária e Aeroportuária.É representante do ISEC na Cluster Habitat Sustentável desde 2007.

Vogal

Jorge Manuel Caliço Lopes de Brito

Vogal

Jorge Manuel Caliço Lopes de Brito

Jorge de Brito é Doutorado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, onde lecciona desde 1985. Atualmente é Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos da Universidade de Lisboa, com actividade de ensino, I&D e extensão universitária na área da Construção Sustentável.É o Director do Programa Doutoral FCT Eco-Construction and Rehabilitation desde o seu início, Presidente do Centro de Investigação CERIS no biénio 2017-2018 e Editor-in-Chief do Journal of Building Engineering da Elsevier.

Presidente

António Óscar Tavares de Oliveira

António Óscar Tavares de Oliveira é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Contabilista Certificado. É consultor económico da APICER - Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e Cristalaria. Exerceu funções de professor e formador nas áreas de contabilidade geral e bancária, fiscalidade, economia e cálculo financeiro. É membro do Conselho Editorial da revista <em>Kéramica</em> e autor de vários artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras, designadamente sobre o setor da indústria de cerâmica. É representante da APICER na Comissão de Fiscalização da Associação Plataforma para a Construção Sustentável, como vogal entre 2007 e 2013, e como presidente desde 2013.

Vogal

Sónia Cláudia Barbosa Correia de Oliveira

Sónia Oliveira, licenciada, ocupa atualmente o cargo de Secretária-Geral da AICCOPN - Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas.Comprometida com a sustentabilidade e com o respeito pelo meio ambiente, com a forte convicção de que cada um de nós desempenha um papel decisivo na construção de um futuro mais sustentável.“A preocupação ambiental, a redução do consumo energético dos edifícios, bem como o cuidado com os materiais utilizados, estão a provocar uma transformação na cultura das empresas, que passaram a definir o seu modelo de negócio com base em princípios de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e de boa governação (ESG).”

Vogal

Maria Francelina de Oliveira Pinto

Licenciada em Eng.ª de Minas pela FEUP. Diretora-Geral da ANIET há 23 anos, coordena todas as atividades. Representa a ANIET em todas as comissões, conferencias e associações, sendo responsável pela análise de propostas legislativas nacionais e comunitárias, pela promoção da internacionalização e da formação profissional, disseminação de informação, prestação de serviços em áreas específicas. É responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade da ANIET e pela promoção de estratégias em prol dos associados.

Vogal

José Basílio Simões

Basílio Simões, empreendedor e business angel com mais de 30 anos de experiência, é co-fundador da Cleanwatts, empresa especializada em Comunidades de Energia. Fundou e investiu anteriormente em várias empresas tecnológicas, destacando-se a ISA  Intelligent Sensing Anywhere, a VPS – Virtual Power Solutions e a Energia Simples. Licenciado em Engenharia Física e doutorado em Física Tecnológica, foi professor da Universidade de Coimbra durante mais de 25 anos. O seu hobbie é a corrida, estando atualmente a fazer as 6 World Marathon Majors.

Vogal

António Ricardo Raposo Oliveira

António Ricardo Oliveira é Administrador da OLI Sistemas Sanitários SA, onde coordena os departamentos de vendas nacionais e internacionais, desenvolvimento de produto, marketing e inovação. É responsável pelas operações internacionais, nomeadamente as filiais comerciais e industriais do grupo OLI.

Vogal

Diogo André Ferreira Leite

Sem informação.

Equipa

Arquiteta - PhD

Marlene Costa Maia

Coordenação Executiva, Gestão de Redes de Cooperação, Inovação e Competitivade
Licenciada em Gestão de Empresas

Cristina Acal Quirós

Gestão de Projetos, Internacionalização e Negócios, Administrativo-Financeira
Mestre em Comunicação Multimédia

Ana Teresa Pereira

Comunicação e Marketing
Mestre em Engenharia do Ambiente

Ana Karolina Santos

Gestão e Acompanhamento do Sistema DAP Habitat
Arquivo de Newsletter