A Conferência do Cluster Habitat Sustentável 2025 foi um sucesso!

Realizou-se no dia 11 de novembro, no Parque de Exposições de Aveiro, a Conferência do Cluster Habitat Sustentável 2025, que reuniu mais de 160 participantes entre empresas, entidades do sistema científico e tecnológico, autarquias e outros agentes da cadeia de valor do Habitat.

Este evento do Cluster tem sido um espaço de reflexão sobre a inovação, competitividade e sustentabilidade na cadeia de valor do Habitat e, mais uma vez, destacou-se este ano pela pertinência dos temas abordados que se centraram sobre os atuais desafios das empresas, das cidades e territórios.

Para além de ser um momento privilegiado de networking entre associados do Cluster e variadas entidades externas, a Conferência proporcionou também um amplo debate sobre os desafios de competitividade da cadeia de valor do Habitat e as exigências crescentes para a sustentabilidade das cidades e territórios, temas relevantes num contexto de crescente exigência ambiental, económica e social.

 

A sessão de abertura foi efetuada por Victor Ferreira (Presidente do Cluster Habitat Sustentável) e por Silvério Regalado (Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território).

 

O convidado especial para dar o mote ao primeiro painel foi António Ramalho, gestor e ex-CEO do Novo Banco, que partilhou uma perspetiva global sobre as dinâmicas económicas e os desafios do setor da habitação.

 

De modo a recolher diferentes abordagens de entidades com posicionamento diverso nos setores envolvidos, este painel dedicado aos “Desafios de competitividade na cadeia de valor do Habitat”, contou ainda com as intervenções de Pedro Lopes (Diretor de Industrialização do Grupo Casais), Rui Lourenço Pereira (Diretor-adjunto da Direção Comercial da AICEP), Duarte Mairos (Diretor da APPII), Jorge Girão (Diretor de Operações da Revigrés) e João Figueiredo (CEO da Divisão de Engenharia, Construção e Madeira da Carmo Wood).

 

O debate que se seguiu, cuja moderação foi conduzida por José de Matos (Secretário-Geral da APCMC) e por Victor Ferreira (Presidente do Cluster Habitat Sustentável), levantou questões desde a internacionalização aos fatores de competitividade das empresas de construção, imobiliário e produtos, até à valorização da floresta como ativo económico e às perspetivas para se enfrentar os obstáculos atuais dos mercados nacional e global.

 

Da parte da tarde, o segundo painel abriu com o orador convidado, Alan Organschi, arquiteto de renome internacional, CEO da GOA (um gabinete de arquitetura em New Haven-EUA) e também Professor na Universidade de Yale, que partilhou a sua experiência na integração da sustentabilidade e da inovação em projetos urbanos e arquitectónicos.

 

Subordinado ao tema “Sustentabilidade, Arquitetura e Cidades”, o painel contou com a participação de especialistas como Helena Roseta (Arquiteta e ex-deputada), Paulo Reis Silva (Arquiteto e sócio da Saraiva+Associados), Bárbara Fachada (Arquiteta no Grupo DST), Joana Fernandes (Arquiteta e investigadora no IN+ do Instituto Superior Técnico) e Raquel Raimundo (responsável pelo Departamento de Sustentabilidade da Civilria).

 

Durante o debate, moderado por Frederico Moura e Sá (Professor na Universidade de Aveiro) e Victor Ferreira (Presidente do Cluster Habitat Sustentável), foram discutidos temas como a circularidade, a descarbonização, a gestão sustentável de territórios e as respostas à escassez de habitação, trazendo uma visão multidisciplinar e prática sobre os caminhos para um futuro urbano mais equilibrado e sustentável.

 

No decorrer da Conferência, os participantes puderam ainda conhecer mais de 65 e-posters com soluções, produtos e projetos inovadores desenvolvidos pelos associados do Cluster, num espaço de networking e partilha de conhecimento que fomentou o diálogo entre os vários agentes da cadeia de valor do Habitat.

 

A Conferência do Cluster Habitat Sustentável voltou a afirmar-se assim como um espaço de convergência de ideias e soluções, unindo inovação, competitividade e sustentabilidade, e reforçando o compromisso conjunto de empresas e outras instituições na construção de um futuro mais sustentável e resiliente para o Habitat.

 

Um agradecimento especial ao nosso patrocinador Ouro, Civilria, e aos nossos patrocinadores Prata, CTCV, CERTIF e Saint-Gobain Portugal. O Cluster gostaria de agradecer também a presença da CCDRC e do IAPMEI, entidades que têm desempenhado um papel importante no apoio aos Clusters de competitividade nacionais.

Arquivo de Newsletter