Esta iniciativa foi promovida pelo IPQ, em parceria com o CTCV, e contou com o apoio do Cluster Habitat Sustentável.
A sessão de abertura foi dirigida por Jorge Manuel Marques dos Santos (CTCV) e João Pimentel (IPQ), sublinhando a importância estratégica da normalização para a competitividade. Ao longo do evento, a apresentação dos intervenientes esteve a cargo de Maria Helena Teixeira (CTCV), garantindo o enquadramento e a dinâmica das diferentes sessões. Seguiu-se a intervenção de Inês Judas (IPQ), que destacou a normalização como suporte à inovação, competitividade e sustentabilidade.
Ao longo da tarde, diferentes painéis promoveram uma reflexão rica e multidisciplinar:
– Materiais para a Construção Sustentável, moderado por Manuel Carrasqueira (CT 224 – Cidades e Comunidades Sustentáveis), com contributos de Diana Correia (Secil), João Boia Paulo (Revigrés) e João Melo (Saint-Gobain Portugal).
– Funcionalidade, Eficiência e Conforto no Habitat, com moderação de Sandra Jordão (DEC FCTUC) e intervenções de João Teles (OLI), Alexandre Zenha (Saint-Gobain Portugal), Margarida Oliveira (Amorim Cork Solutions) e Salete Peixinho (AIMMP).
– Materiais Naturais e Identidade do Habitat, moderado por Érica Castanheira (DEM FCTUC), com a participação de Catarina Claro (ASSIMAGRA), Paulo Pinto Santos (Porcelanas da Costa Verde) e novamente Margarida Oliveira (Amorim Cork Solutions).
O evento terminou com a sessão de encerramento por António Baio Dias (Cluster Habitat Sustentável), reforçando a necessidade de colaboração entre entidades, academia e indústria para um futuro mais sustentável.