Dado o caráter finito de muitos recursos naturais, é fundamental procurar a sua utilização de um modo sustentável. É também do interesse económico das empresas utilizar os recursos disponíveis de uma forma mais inteligente e sustentável.
A economia circular surge assim como um catalisador para a competitividade e inovação defendendo que os resíduos devem ser considerados matérias-primas secundárias promovendo a reutilização, recuperação e reciclagem. Representa, por isso, uma enorme oportunidade com vários benefícios associados, com destaque para: Impacto Ambiental, através da diminuição dos consumos das matérias-primas e energia; Impacto Social, através da melhoria e durabilidade da relação com os diferentes parceiros; Impacto Económico, através do estímulo à criatividade, à inovação na redução de custos e fomento da criação de emprego.
Neste contexto, a Comissão Europeia adotou, no final de 2015, um pacote de medidas para estimular a transição da Europa para uma economia circular que reforçará a competitividade a nível mundial, promoverá o crescimento económico sustentável e criará novos postos de trabalho. Nesta sessão, vai ser esclarecido sobre:
– A promoção da inovação através da Economia Circular;
– Instrumentos de incentivo à transição para uma Economia Circular.
Local : ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada Espaço Inovação – Oliveira do Bairro.