O projeto HABITABLE – Aliança de Centros de Excelência em Formação Profissional para o Habitat Sustentável, financiado pelo Programa Erasmus+, que conta com o Clúster Hábitat Eficiente (AEICE – Espanha) como seu promotor líder e com um consórcio de 19 entidades parceiras de 6 países (Áustria, Espanha, Geórgia, Grécia, Moldávia e Portugal), pretende responder aos desafios e necessidades que os diversos sectores do Habitat atualmente atravessam, por exemplo, em termos de escassez de mão de obra qualificada.
No dia 9 de outubro, os parceiros do projeto realizaram a sua primeira reunião de trabalho presencial, a “1st Transnational Partners Meeting”. A reunião começou com uma nota introdutória sobre o projeto, tendo sido discutidos os objetivos e as tarefas programadas, bem como, as metas e próximas ações a cumprir.
No dia seguinte, dia 10 de outubro, na sede do Cluster AEICE, decorreu o primeiro evento aberto ao público do projeto HABITABLE, intitulado “Un hábitat capaz”: Retos de la Formación Profesional en el sector del Hábitat”.
Neste evento, que contou com a presença dos parceiros do projeto e outros stakeholders relevantes para o sector, a sessão de abertura foi efetuada pelo Cluster AEICE, seguindo-se a apresentação geral do projeto, pelo parceiro INFODEF.
De seguida, o evento proporcionou um painel de discussão dinâmico, em que os participantes foram divididos em diferentes mesas temáticas de debate, com o objetivo de discutir os principais desafios apresentados pela Transição Digital, o Pacto Ecológico e outras questões relacionadas como, por exemplo, a escassez de mão de obra qualificada nos sectores do Habitat e as características dos Centros e Institutos de Ensino e Formação Profissional nos diferentes países envolvidos.
Após este painel, foi apresentado o estado atual do mercado de trabalho e as ações concebidas para amenizar o impacto da Transição Digital, e foi ainda identificado um caso de sucesso de inclusão laboral. Num momento seguinte, foram também abordadas as novas capacidades laborais exigidas pelos setores do Habitat e a oferta formativa atual.
Após estas apresentações, o Instituto de la Construcción de Castilla y León (ICCL) realizou uma sessão dinâmica e interativa baseada em perguntas ao público, com o objetivo de ter o retorno em tempo real, relativamente às problemáticas discutidas durante o evento.
O encerramento do evento ficou a cargo do Diretor-geral da Formação Profissional e Regime Especial da Consejería de Educación de La Junta de Castilla y León, ao qual se seguiu um último momento de networking entre as entidades presentes.