
As preocupações ecológicas ganham cada vez mais terreno e têm importância vital, mesmo entre as empresas de sectores tradicionais como a construção civil.
Apostada em desenvolver um conceito associado a soluções de construção ecologicamente sustentáveis, foi criada em 2007 a empresa Biohome, Lda. Com sede em Guimarães, a Biohome, é um projeto empresarial que conjuga modernos padrões de arquitetura e o respeito pelos princípios basilares da construção ecologicamente sustentável.
De facto, cada empreendimento lançado pela BioHome, Lda tem em conta aspetos essenciais como o clima, a escolha dos materiais, o uso racional da energia, sem pôr em causa o bem-estar e a qualidade de vida.
Biomodule
O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um edifício modular autónomo ecologicamente sustentável (carbono zero) em materiais compósitos.
Presentemente a Biohome, desenvolve projetos de edifícios ecologicamente sustentáveis, de construção tradicional, recorrendo a variadas técnicas e produtos nomeadamente na área da ventilação, isolamento, energia elétrica, domótica, aproveitamento e racionamento da água, entre outros. No atual projeto pretende-se desenvolver um edifício modular autónomo ecologicamente sustentável em materiais compósitos, passível de ser exportado e utilizado nos diferentes climas mundiais e em diferentes situações.
Após alguma investigação conclui-se que os edifícios com estas características existentes (Madeira/Aço), tendem a sofreu algum desgaste estético e até estrutural quando colocados em determinadas situações, como por exemplo em ambientes com muita humidade, químicos, etc.. Para além destas condicionantes a construção destes edifícios, continua a ser bastante dispendiosa ou até mesmo impossível, quando não é possível fazer chegar ao local de construção maquinaria pesada, tal como gruas.
A atual solução passa por elaborar todo o edifício em materiais não sujeitos às condicionantes mencionadas, como por exemplo a cortiça.
As Soluções
Soluções deste associado

Cada empreendimento lançado pela BioHome, Lda tem em conta aspetos essenciais como o clima, a escolha dos materiais, o uso racional da energia, sem pôr em causa o bem-estar e a qualidade de vida.
