Este encontro reuniu 50 managers de Clusters de 17 países europeus que possuem o Gold Label, o mais alto nível de reconhecimento internacional para os clusters de competitividade. Dentro da categoria “Construção”, apenas 2 Cluster na Europa possuem o Gold Label, sendo um deles o Cluster Habitat Sustentável. Em 2013, o Cluster já havia recebido a classificação de “Bronze Label”, obtendo em 2015 o “Gold Label”, classificação essa que conseguiu ver renovada com sucesso em 2018, facto que se assinala com grande satisfação pela repercussão e reconhecimento internacional do Cluster.
Durante este encontro os participantes tiveram a oportunidade de trocar ideias e experiências em três sessões diferentes, seguindo sempre uma abordagem participativa.
A primeira sessão abordou o reconhecimento de excelência de Clusters Europeus (European Cluster Excellence Labelling), os aspetos do seu processo, indicadores e qual a melhor forma de empregar esse reconhecimento nas políticas e programas dos Clusters.
Na segunda sessão, foi dada a oportunidade aos próprios participantes de proporem tópicos de discussão relativos às necessidades nas ações dos Clusters, a nível, regional, nacional e da EU. Ao todo foram propostos nove tópicos, sendo os três que mais interessaram sobre relação entre clusters e hubs de inovação digital, a definição de clusters e a internacionalização.
Na última sessão foi reunido feedback e informações valiosas tendo em conta o desenvolvimento da próxima geração de iniciativas para os Clusters da EU, principalmente as iniciativas Conjuntas de Clusters propostas no âmbito do Single Market Program.
Ver mais AQUI.