Este Workshop teve como objetivo promover a discussão sobre o papel do Ecodesign (Design para sustentabilidade) de produtos e soluções no contexto do desenvolvimento de cidades e territórios, numa perspectiva da sua contribuição para a Economia Circular.
Na sessão de abertura, Victor Ferreira, Presidente do Cluster Habitat Sustentável, expôs o contributo do projeto DEGREN para o Ecodesign e para as “Cidades Circulares”.
De seguida, Jorge Pimenta (Instituto Pedro Nunes) deu início ao painel salientando o trabalho que o IPN tem feito na área do “Empreendedorismo para a Economia Circular”.
Catarina Santos da RCD, S.A., abordou a questão dos “RCDs (Resíduos de Construção e Demolição) no Ecodesign de Produtos”.
Hugo Tocha da TUU (Building Design Management) partilhou a sua visão e experiência sobre a temática “Edifícios para cidades mais circulares”.
Ramón Osório da CEIFAcoop apresentou “o caminho do Ecodesign para a Cidade Circular” através de projetos europeus neste domínio, em que a entidade participou.
Do Município de Condeixa, Helena Bigares, falou sobre vários casos reveladores do “Modelo Municipal de Gestão de Resíduos” como uma ferramenta para chegar à circularidade.
Enquadrado no Projeto TransSMART, Pedro Mêda do Instituto da Construção (IC-FEUP) partilhou com os presentes “os contributos da circularidade para o ambiente construído inteligente”, que este projeto pretende agregar.
Neste evento participaram agentes diversos (Empresas, Centros de I&D, Municípios, Profissionais liberais, entre outros) com potencial e eventual interesse no Ecodesign.
O Cluster Habitat Sustentável agradece a todos os participantes e oradores pelo seu contributo.
Para conhecer as próximas iniciativas do Projeto DEGREN, visite as redes sociais (Facebook | Twitter).