Presidida pela Vice-Reitora da Universidade de Coimbra, Professora Doutora Helena Freitas, a cerimónia contou com a presença do Eng. Vitor Catarino, Presidente do Conselho de Administração da Ramos Catarino, empresa promotora do Prémio, e do Professor Doutor António Gomes Martins, Coordenador da Iniciativa EfS (Energy for Sustainability), entre outras individualidades.
Na cerimónia foram efectuadas breves apresentações da proposta vencedora e de duas outras candidaturas que mereceram, por parte do Júri, uma Menção Honrosa. A candidatura vencedora veio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), intitulada “WinDSC – Desenvolvimento de sistemas inovadores para integração fotovoltaica em edifícios”.
A equipa, liderada por Adélio Mendes, professor da FEUP, e que integra ainda a investigadora Luísa Andrade e o engenheiro Nuno Delgado, conseguiu resolver várias limitações da tecnologia Dye-Sensitized Solar Cells (DSC) ao desenvolver um novo modelo de encapsulação que aumenta, significativamente, a longevidade das células fotovoltaicas (transformadoras de energia solar em energia eléctrica) e uma nova solução que permite uma recolha mais eficiente e com menos custos da energia gerada nas células.
Estes avanços tecnológicos permitirão a comercialização de módulos fotovoltaicos baseados na tecnologia DSC para integração em edifícios, estando em análise o desenvolvimento de um projecto industrial por parte da empresa EFACEC.
Além do vencedor, o júri decidiu distinguir dois outros projectos, que receberam Menções Honrosas. Um deles, designado por “Argamassas funcionais para armazenamento de calor latente” é da responsabilidade dos investigadores Victor Ferreira e Sandra Lucas, da Universidade de Aveiro, contando também com a colaboração de José Aguiar, da Universidade do Minho.
O outro, intitulado “PCM_Windowall – Sistema de Armazenamento de Energia Solar”, foi desenvolvido por Nelson Soares no âmbito do seu mestrado em Energia para a Sustentabilidade, promovido pela Universidade de Coimbra, sob a orientação de José Costa (Universidade de Coimbra) e de Romeu Vicente (Universidade de Aveiro).
O “Prémio Ramos Catarino Inovação” tem por objectivo contribuir para o fomento do empreendedorismo na Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) realizada em Portugal no sector da Engenharia e Construção e foi instituído para distinguir propostas de criação de valor baseadas em resultados de IDI, com aplicação neste sector.
A edição de 2011/2012 do “Prémio Ramos Catarino Inovação”, uma iniciativa da Ramos Catarino, S.A., contou com o apoio da Universidade de Coimbra e ainda, como “Media Partner”, da revista Arquitectura e Construção.