A reabilitação do edificado tem vindo a crescer de forma significativa em Portugal, apresentando-se como um setor intrinsecamente ligado a fenómenos turísticos, imobiliários e de gestão urbana da cidade.
O desenvolvimento destes setores mobilizadores da economia deveria pressupor a aplicação de conhecimento técnico e científico, com fortes bases nas teorias e Cartas internacionais para orientação das estratégias de intervenção no Património na atualidade. No entanto, a legislação veio levantar grandes dúvidas de interpretação e atuação no edificado, quer por parte dos técnicos, quer por parte da população em geral. As respostas aos desafios reforçam a necessidade da interoperabilidade entre os membros das equipas técnicas multidisciplinares, num trabalho conjunto que envolva simultaneamente a arquitetura, a engenharia, a conservação e restauro, a arqueologia, a história, entre outros, considerando ainda o contributo importante da ciência e a escala global da gestão do território, peça chave no sucesso de uma reabilitação urbana.
Neste contexto o Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro realiza no final de junho um congresso que pretende ser um momento relevante para a troca de experiências e conhecimento na área da Reabilitação do Património, agregando profissionais de diversos sectores, para discutir três grandes temas gerais: Reabilitação Sísmica, Reabilitação do Património e o Projeto.
Mais informações em: conrea2021.web.ua.pt.