É um reconhecimento e uma chancela que pode permitir o acesso a programas europeus de estímulo à colaboração entre clusters.
Como parte do processo de avaliação a que o Cluster Habitat Sustentável foi submetido voluntariamente, ser-lhes-á enviado em breve um relatório de benchmarking que os compara com outros clusters europeus da mesma categoria.
Trata-se de um passo importante para o reconhecimento internacional da qualidade do trabalho que a Plataforma para a Construção Sustentável, enquanto entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável, tem vindo a desenvolver nos últimos 3 anos e que espera continuar a fazer.
A medição dos efeitos e impactos dos programas de apoio aos Clusters tem merecido uma atenção particular, existindo atualmente diversos modelos de avaliação para o efeito, destaca-se a European Cluster Excellence Initiative, que tem como principal objetivo o desenvolvimento de um modelo que permita atribuir um rótulo de qualidade (Bronze Label e Gold Label) às entidades gestoras dos Clusters, através da identificação de um conjunto de indicadores que facilite a análise de Clusters e a sua revisão entre pares (peer-review).
Entre os indicadores considerados neste modelo destacam-se: Estrutura do Cluster; Gestão do Cluster; Financiamento do Cluster: Estratégia, objetivos e serviços prestados pelo Cluster; Resultados alcançados pelo Cluster.