Cluster Habitat Sustentável promove discussão sobre a Diretiva de Desempenho Energético de Edifícios (EPBD)

No dia 25 de fevereiro, o Cluster Habitat Sustentável organizou um webinar exclusivo para os seus associados, intitulado “Impacto da nova diretiva de desempenho energético de edifícios”. Este evento visou discutir as implicações da recente reformulação da Diretiva de Desempenho Energético de Edifícios (EPBD) em toda a cadeia de valor do Habitat.

O painel de oradores, especialistas provenientes de associados do Cluster, contou com o Eng.º Rui Fragoso (ADENE), o Prof. Nuno Simões (IteCons) e a Dr.ª Marisa Almeida (CTCV), sob a moderação do Prof. Victor Ferreira (Cluster Habitat Sustentável).

 

A nova diretiva, publicada em 8 de maio de 2024, estabelece que todos os novos edifícios na União Europeia devem ser de emissões nulas a partir de 2030, com os edifícios públicos a cumprirem este requisito já em 2028. Além disso, os Estados-Membros são incentivados a implementar medidas para reduzir o consumo de energia primária em pelo menos 16% dos edifícios residenciais até 2030 e em 22% até 2035.

 

Neste webinar foram apresentados os principais desafios e oportunidades decorrentes destas novas exigências, bem como as estratégias para a sua implementação eficaz.

 

 

Arquivo de Newsletter