Dinamarca promoveu o 4º ClusterXchange do Projeto EXCELIVING

De 7 a 9 de novembro de 2023 decorreu em Odense (Dinamarca), o 4º ClusterXchange do projeto europeu EXCELIVING, organizado pelo Danish Life Science Cluster e que contou com uma delegação do Cluster Habitat Sustentável, incluindo as seguintes entidades portuguesas: Concexec – Arquitectura, Lda.; CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes; Kentra Technologies, Lda.; Lat40 Research, Lda., e a Smartmonitoring, Lda.

Nestes 3 dias, os parceiros do projeto EXCELIVING (5 clusters Europeus, incluindo o Cluster Habitat Sustentável) e alguns dos seus stakeholders, reuniram-se em torno da temática: “Melhorar a qualidade de vida das pessoas dependentes e idosas”.

No primeiro dia do evento, após a apresentação do projeto e de todas as entidades participantes (parceiros e entidades visitantes), foi feita uma apresentação sobre os desafios atuais sobre o Habitat provocados pelo envelhecimento da população, pelo Professor Jos Søgaard (Southern University of Denmark) e foram ainda realizadas algumas visitas. A primeira visita ocorreu a um novo edifício para investigação e ensino, o New HEALTH na Universidade de Odense, e a segunda visita envolveu lares de idosos com o objetivo de conhecer as soluções inovadoras aí aplicadas.

 

O segundo dia envolveu a participação na feira e congresso internacional “WHINN – week of health and innovation”, cujos temas principais este ano foram a Saúde Sustentável, a Saúde e os Cuidados Futuros, a Inteligência Artificial (IA) e a Inovação Público-Privada (PPI). Neste contexto realizou-se uma sessão dedicada ao projeto EXCELIVING, que mostrou diferentes perspetivas na forma como podem ser criados ambientes saudáveisamigos dos idosos e sustentáveis. Esta sessão, na conferência WHINN, contou com a intervenção de Pedro Meira, CEO da Kentra Technologies, que apresentou, enquanto líder, o projeto mobilizador de IDT português “ACTIVAS”, do qual o Cluster Habitat Sustentável também foi parceiro.

No âmbito deste evento, realizou-se ainda uma visita a um showroom da “Healthcare Denmark”, onde foi feita uma apresentação sobre os cuidados de saúde e cuidados a idosos, no contexto do sistema dinamarquês. Este segundo dia terminou com uma sessão de networking B2B e C2C entre todas as entidades participantes.

 

No terceiro e último dia realizou-se uma tour centrada nas temáticas da construçãodigitalização e qualidade de vida das pessoas dependentes e idosas. Esta tour dividiu-se em 3 visitas: a primeira ao “Bodilhaven”, uma comunidade de habitação para idosos, a segunda ao espaço Showroom da empresa Gloria MundiCare, onde são exploradas as tecnologias de bem-estar necessárias para ajudar as pessoas nas suas próprias casas e, a terceira e última visita, ao Município de Haderslev, um município que está a transformar os seus serviços de atendimento domiciliar em digital, com o projeto piloto Virtual Caring Homes.

 

As várias atividades que decorreram nos quatro ClusterXchange do projeto EXCELIVING, permitiram que entidades da Dinamarca, Espanha, Portugal e Roménia, pudessem criar e reforçar sinergias a nível internacional, desenvolvendo oportunidades de parcerias de inovação e negócios no domínio da Saúde e Bem-estar no Habitat.

 

Saiba mais sobre este projeto aqui: exceliving.eu

Arquivo de Newsletter