Os associados do Cluster que fizeram parte desta missão foram: CASA DiFF, CIVILRIA, CTCV, G&O – Gestão de Obras, Garcia Garcia, Grupo Casais, Instituto da Construção (FEUP), LNEG, PERFISA, SECIL, SOPSEC e SPRAL.
Com o apoio da Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente, da Innovation NORWAY e do EEA Grants, o Cluster Habitat Sustentável participou numa missão a Bergen, na Noruega, entre 10 e 11 de Setembro, para promover um encontro de empresas e entidades suas associadas com o Cluster norueguês PROPTECH Innovation.
Os associados do Cluster que fizeram parte desta missão foram: CASA DiFF, CIVILRIA, CTCV, G&O – Gestão de Obras, Garcia Garcia, Grupo Casais, Instituto da Construção (FEUP), LNEG, PERFISA, SECIL, SOPSEC e SPRAL.
A missão teve início no dia 10 de setembro, com uma sessão de boas-vindas, onde esteve presente Pedro Pessoa e Costa (Embaixador de Portugal na Noruega), bem como Denil Silva (representante da AICEP).
Foram partilhadas e discutidas as ações e iniciativas dinamizadas pelos dois Clusters, o Proptech Innovation Cluster e o Cluster Habitat Sustentável e as entidades associadas dos dois Clusters tiveram ainda a oportunidade de discutir algumas das suas iniciativas e projetos, focados na sustentabilidade e na transição verde.
Este dia incluiu também a visita a dois projetos inovadores focados em reutilização.
Promovidos pelo Proptech Innovation, os projetos Kontiki e Pantheon, têm como objetivo estabelecer padrões para a reutilização de elementos na construção civil. (Ver mais)
O segundo dia da missão arrancou com uma apresentação e visita ao projeto Phoenix, que consiste num piloto à escala real sobre a reutilização de materiais na construção e reabilitação de edifícios.
O dia contou também com uma visita guiada pela cidade de Bergen e uma Mini Summit, onde as 12 entidades portuguesas associadas do Cluster Habitat Sustentável e 6 entidades norueguesas do Proptech Innovation Cluster tiveram oportunidade de efetuar um pitch sobre as suas soluções inovadoras, marcadas pela tónica da Sustentabilidade, Circularidade e Tecnologias Digitais na Construção do nosso Habitat.
O evento culminou num jantar de networking, proporcionando uma oportunidade valiosa para discussões informais e possíveis colaborações.
Foi muito apreciada a participação dos nossos associados CASA DiFF, CIVILRIA, CTCV, G&O – Gestão de Obras, Garcia Garcia, Grupo Casais, Instituto da Construção (FEUP), LNEG, PERFISA, SECIL, SOPSEC e SPRAL, pela qualidade das suas intervenções, às quais o Cluster apresenta os seus agradecimentos.
Um obrigado especial ao apoio do EEA Grants Portugal, Innovation Norway, Secretaria Geral do Ambiente e Proptech Innovation Cluster.
Resultou desta missão as bases para um protocolo de cooperação entre o Cluster Habitat Sustentável e o Proptech Innovation Cluster que permitirá manter a ligação entre as entidades associadas aos Cluster e o fomento de projetos futuros.