O projecto Benchmark A+E promovido pela AEP destina-se a potenciar a capacidade competitiva das empresas, valorizando e divulgando a adopção de práticas de gestão ambiental e gestão energética.
A Gyptec Ibérica de capital nacional e inserida no Grupo Preceram, enquanto promotora do desenvolvimento sustentável através da utilização de práticas e tecnologias eco-eficientes que conciliam o crescimento com a protecção do ambiente, é uma das participantes deste prestigioso projecto.
Resumo do projecto: a utilização como matéria-prima do gesso sintético, o gesso FGD – FlueGasDesulphurisation, proveniente das Centrais Termoeléctricas de Sines e do Pêgo, em si já é um enorme passo para a sustentabilidade, contudo a Gyptec não se inibe de procurar melhores práticas.
A participação da Gyptec no projecto da AEP destaca uma das medidas implementadas pela empresa na procura pela sustentabilidade ambiental, social e económica, nomeadamente, o método de transporte intermodal (via férrea + rodoviária) de matéria-prima proveniente da Central Termoeléctrica de Sines para a Gyptec e as vantagens que proporciona.
Para garantir o sucesso desta medida, destacam-se as sinergias existentes entre as empresas Gyptec, EDP e Takargo Rail do Grupo Mota-Engil e o Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa.
Vantagens da implementação do projecto: Para além do contributo ambiental por via da não emissão de CO2, beneficiando a qualidade do ar, a realização deste projecto possibilita elevada poupança de combustíveis e claras vantagens competitivas a nível económico, e em última análise, contribui para melhorar a sustentabilidade da placa gesso ao longo do seu ciclo de vida.
Para mais informações sobre o projecto visite o site: www.gyptec.eu